PELÉ : UMA HISTÓRIA QUE POUCOS SABEM. | drosmar.com

PELÉ : UMA HISTÓRIA QUE POUCOS SABEM.

    Quando faço palestras sobre futebol, esta história é uma das que fazem mais sucesso. É um relato para se entender porque Pelé é inigualável.

    Jair (Jairzão) negro alto e forte, era zagueiro-central (como se dizia na época) do América de São José do Rio Preto. Uma bela figura humana. Vem um jogo contra o Santos na década de 60. Estádio abarrotado. Orientado pelo técnico, tinha a incumbência de não deixar Pelé pegar na bola. Dividia todas, antecipava-se, dava chutão, fazia faltas seguidas, nada de passes ou habilidades.

    O primeiro tempo terminou 0×0. Bem que Pelé tentou. Mexeu-se para todos os lados e lá estava Jairzão, implacável no seu encalço. E quanto mais a torcida do América aplaudia seu esforço, mais ele se entusiasmava e não saia da escrita.

    Na volta para o segundo tempo, Pelé foi calmamente na direção de Jairzão e disse :

  – Sabe Jairzão, lá no vestiário o presidente do Santos, Athié , estava dizendo que pensava em comprar seu passe, que tinha informações que você era um craque e que poderia ficar milionário no Santos. Mas disse também que estava decepcionado porque você só destrói, só dá chutão. Cara, você é um craque, faça umas jogadas bonitas e pronto, você vem jogar comigo no Santos e se consagra.

    Começa o segundo tempo e aquele comentário do Pelé não saia da cabeça de Jairzão. Afinal era uma bela notícia e um comentário do maior jogador do mundo. Vinte minutos e vem a grande chance. A bola vem no peito de Jairzão e Pelé por perto, só na espreita. Quando o zagueiro estufou o peito, o Rei disparou. Matada bonita e antes que a bola chegasse ao chão, Pelé surgiu como um raio, tomou-lhe a bola e na saída do goleiro, fez o gol.  Jairzão sentiu-se traído e abaixou a cabeça, resignado e decepcionado. Pelé passou ao lado, sorrindo ironicamente. Final : 1×0 para o Santos em Rio Preto.

Posts relacionados

Passe a Bola

116 pensamentos sobre “PELÉ : UMA HISTÓRIA QUE POUCOS SABEM.

  1. Mário

    Parabéns por toda a carreira, como jornalista e também como médico. É muito bom ver um legítimo representante do Bexiga fazendo sucesso e sendo muito respeitado. Lembro-me dos tempos da Veloso Guerra, dos jogos de futebol no campo do “Herói Brasil”, do Jornal “Coração Corintiano”, que infelizmente, um dia deixou de circular.
    Bôas lembranças da nossa Bela Vista.
    Quanto à sua atuação no “Jogo Aberto”, que assisto quase que diariamente, é uma pena que o espaço para os debates seja muito curto que algumas pessoas queiram falar demais, tornando-se repetitivas e inoportunas. Principalmente o nosso ídolo Neto, que pensa estar fazendo o programa sozinho.
    Feliz Natal e um 2011 pleno de sucessos.
    E que o nosso Corinthians possa enfim, conquistar essa tal de Libertadores. (Ainda estaremos vivendo o ano do Centenário).

    Um abraço,

  2. Carlos Alberto Silva

    Dr Osmar eu o admiro muito pelo ser humano que é, gostaria de sua opinião sobre o capitão do nosso Timão, tendo o Ronaldo como capitão, não estamos perdendo a oportunidade de ter mais um lider em campo, pois ele já é respeitado mesmo sem a faixa de capitão, quanto que outros (Chicão, Alessandro, Ralf…) teriam uma injeção de animo extra durante as partidas com esta responsabilidade da faixa e capitão… De um grande abraço no Neto e no Datena por mim eles são espetaculares no que fazem, pra mim os MELHORES.

    Carlos Alberto Silva – Jaú -S P

  3. marcio

    Dr. Osmar, sou corintiano. O que o Sr. acha da arrogancia do Andres, ele acha que sabe muito de bola, e até dá conselhos para outros times de como agir. É muito infantil. E esses medalhoes na beira da aposentadoria, o Sr. acha que vamos longe com esse timeco. Sem preparo fisico e nem garra. Não venha me dizer que é inicio de temporada e blá blá, tem que ter cobrança encima desses medalhões e esse presidente. Se o Lula não providenciasse o Estádio pro Corinthians. esse Andres estaria com a corda no pescoço.

  4. André Cesar sanches Bueno

    Caro Dr Osmar,

    Nasci em 1981 e só comecei a acompanhar futebol nos meados dos anos 90. Cresci admirando o Vovô Junior, as feras do Telê, o drean time da parmalat. Mesmo diante de tudo isso…eu gostava mesmo era é de sofrer com o Coringão.

    Corinthiano, mas acima de tudo amante do esporte, assisti e assisto tudo sobre os craques do passado e os atuais.

    E na minha opinião…NINGUÉM….MAS NINGUÉM MESMO…foi melhor do que Edson Arantes do Nascimento.

    A garotada nova se ilude com os craques atuais e menosprezam os antigos. Daqui a uns 20 anos com certeza vai ter garotos dizendo que o Ronaldo Fenômeno, Zidane, Rivaldo, Ronaldinho não jogam nada…e que os bos mesmo…são os da época deles.

    Ledo engano.

    PELÉ é o rei….e ponto final!

  5. marchetti

    DR . muito bom !! adorei essa historia !!! aqui na minha cidade tem uma parecida (tbm com o Rei ) SR conheceu ou lembra de um zaqueiro do atletico mineiro o GRAPET !!! tem uma parecida !!! o SR conhece ? conta ai pro pessoal !!!
    abraços
    MENGAO SEMPRE

  6. João Sechinato

    Dr: Uma das histórias do Pelé que mais gosto é a de um jogo contra o time da minha cidade, o XV de Piracicaba. Não sei se o Dr. conhece, e, por isso resolvi comentar, já que meus 2 avós e 1 um tio assistiram àquele jogo e me contaram. O estádio era o Roberto Gomes Pedrosa (não sei se o Dr. o conheceu), no qual a entrada do vestiário era rente à arquibancada. No 1º tempo nem Santos, nem Pelé viram a cor da bola, e, o XV ganhava por 1 x 0.
    Nisso, a torcida do XV começou a falar vários impropérios ao rei, os quais não vale a pena falar, mas tenha a certeza que eram palavras bem ofensivas. Findo o 1º tempo e sob xingamentos da torcida, o rei, na porta do vestiário, ergue o braço e faz um sinal pedindo para a torcida “quinzista” esperar.
    No segundo tempo, todos os presentes entenderam o motivo pelo qual o rei fizera aquele gesto. Em arrancadas repentinas do rei, com filas de dribles e tudo mais, o placar foi subindo, 1, 2, 3…. para o Santos. Não me lembro exatamente o placar, mas foi 5 ou 6 para o Peixe. Mais pro final do jogo, e com o placar já consolidado, Pelé e cia faziam tabelas em frente a grande área do XV e rolavam para o Pepé chutar; segundo relatos, os chutes faziam trave e tela atrás do gol estremecerem.
    Findo o jogo, a torcida do XV aplaudiu Pelé…. em pé.
    Abraços Fraternais Corinthianos! Até +

    1. Dr. Osmar de Oliveira Autor

      Conheci esse estádio antigo. Trabalhei nele como médico do São Bento e do Corinthians. E assisti várias partidas do Corinthians aí, quando ainda era garoto. Sei desse fato. Ele fez a mesma coisa no Parque São Jorge, contra o Corinthians, que uma vez, desesperado para quebrar o tabu, resolveu manadr o jogo no acanhado estádio do Corinthianas (Alfredo Schurig). O Corinthians fez 1×0, gol de Amaro, um volante que viera do América do RJ. Na metade do 2º tempo, a torcida do Corinthians começou a gozação e Pelé fez esse mesmo gesto de ” espera só um pouquinho”. Final 2×1 para o Santos, 2 dele.

  7. Paulo Tarin

    Dr. Osmar, Brasil sempre teve grandes Craques como atacantes, Pelé , Romário, Ronaldo e muitos outros grandes nomes esses jogadores servem de inspiração para os mais novos, o que o senhor acha ? Será que a Seleção canarinho
    poderá ter outros grandes nomes para fazer história no futebol brasileiro ou mundial ?
    Fala pro neto que eu sou fan dele e manda um beijo pra renata fan no jogo aberto :D
    vlww

  8. Milton Campos

    Dr.Osmar
    Primeiro gostaria de cumprimentá-lo e lhe dizer do grande respeito que temos pela sua pessoa., somos de Jaguapitã Estado do Paraná, e aqui metade da cidade é corintiana, fa
    la ao Andrés Sanches fazer uma homenagem ao maior jogador e idolo do Corinthians de todos os tempos, um jogador que só não foi melhor que Pelé, chama-se ROBERTO RIVELLINO.
    um grande abraço.

  9. Jair Rocha

    Dr. Osmar, gosto muito dos seus comentários, que são muito ponderados e sua postura na defesa do nosso querido Corinthians.
    Gosto muito quando o Sr. enfrenta o debochado e irônico Marco Aurélio Cunha, que não pode ser chamado de “mala” e sim de frasqueira sem alça, ou borracheiro de skate.
    Saudações corinthianas.

  10. phillippe nunes

    Dr. nas transmissões dos jogos que eu acompanho na Band percebo uma narração tendenciosa’ por parte de um narrador ‘pro lado dos arque rivais, dizendo a todo momento o líderrr do campeonato, isso quando estão na frente, entre outras formas exageradas de narrar o gol, quando narra o jogo do Corinthians há uma má vontade pra gritar o golllll, mas enfim espero que a Band renove até 14 pra copa.. obrigado abs

  11. Erivaldo

    Dr.Osmar quando a sr.tiver oportunidade pergunta para o dentinho se o apelido dele era mônica,ele morava no jd.São Jorge,e meu sobrinho hoje com 22 anos,jogava mais que ele hoje meu sobrinho trabalha com torneiro mecanico e joga na varzea nos finais fe semana,quando ele tinha 13anos um empresário queria levar ele para despoltar uns amistosos na europa mas ele pediu 4mil dolares mais nós não tinhamos dinheiro,um abraço de um corinthiano que muito admira a sua pessoa,ah,fiquei admirado pela sua lealdade para com seu amigo Godoi(o cavalo)que Deus abençõe o Sr.e a sua familia o mundo precisa de pessoas com o seu carater não é a toa que o Sr.é corinthiano roxo.

  12. Pedro Almeida

    dr Osmar gosto dos seus comentarios o sr é o marcao da imprença todo mundo gosta aqui em Batayporã no mato grosso do sul em uma rodinha de 10 amigos 4 é corintiano 2 saopaulino 2 palmeirence 1 santista e o outro ou é flamenguista ou nao torce para niguem ai falam q o flamengo tem a maior torcida o corintiano so torce para o timao mesmo no norte e nordeste os flamenguistas de la tambem torcem para santa cruz nautico esporte e varios outros clubes qual a opiniao do sr abraço corintiano da um abraço no neto outro no Godoy e fala p/ ele q aqui quando tem um lance polemico a gente pegunta um p/ o outro oq o Godoy falou c o Godoy faou ta vlendo

  13. SANG HO LEE

    Olá, dr. Osmar! Mto. boa essa história do Pelé e do Jairzão!
    O sr. deve voltar a FMU, estamos esperando; sei que é complicado, mto. corrido.

    Grato, fique com DEUS!

  14. Leandro Eliarkim

    Caro Dr. Osmar.
    Gostaria de enaltece-lo e também as suas opiniões que sempre caberão pela criticidade nelas apresentada.
    Gostei muito deste artigo e o ressalvo sempre em que converso sobre futebol com os amigos.
    Agora trocando de assunto, sobre o nosso time do coração (Timão). O sr. não acha que o jovem atacante william não daria mais frutos no lugar do dentinho?
    Vejo que ele tem muito mais visão de jogo, mais velocidade, precisão de passes e objetividade coletiva, sendo assim muito mais útil.
    Ainda mais agora que o Adriano esta inserido neste elenco. Sugiro até uma tática mais ofenciva e abusada como a 4x3x3, sendo feita pelos: Julio Cesar (Goleiro), Alessandro, Leandro Castán, Chicão, Fábio Santos (Linha defensiva/laterais), Ralf, Morais e Bruno Cesar, William e Liedson de ponta (direita e esquerda respectivamente) e o Adriano de cabeça de área. Será que não caberia? Sem mais delongas. Abraços

  15. Ronald de Oliveira Marinho

    Boa tarde, Dr. Osmar!
    Gosto muito de sua atuação no programa “Jogo Aberto”. Seus comentários são sempre ponderados e inteligentes. O programa só não me agrada muito quando entra o Datena, com todo respeito. Além de falar muita “abobrinha”, ele tem o péssimo hábito de maliciar tudo que o Neto, o Ulisses e outros partici-pantes falam. Alguém precisa dizer-lhe que isso é coisa de roda de bate-papo de garotos e de frequen-tadores de boteco.
    Quero dizer-lhe, ainda, que Gosto muito dos “causos” do futebol. A propósito, sei de um “causo” parecido com o que o senhor contou. Não me lembro em que ano aconteceu, mas tenho certeza que foi entre 1957 e 1968, período em que o Corinthians ficou dez anos sem vencer o Santos com Pelé, no campeonato paulista. A partida foi realizada no Pacaembu. No primeiro tempo, o Luiz Carlos não deu chances ao Pelé, e o Corinthians venceu pelo placar de 1X0. A torcida, feliz da vida, gritava, alucinada: “cadê Pelé, cadê Pelé”. Pra encurtar o relato, ele apareceu no segundo tempo e, ao final do jogo, o placar marcava: 6×1 para o Santos. Saí do Pacaembu de cabeça inchada.

    Abraços

  16. josé

    Dr.Osmar,as istorias do pelé são interessante,duro são os adiversários.( 1 a 0 no são bento aí infraqueceu).Os melhores de hoje tem confrontos como:Real/Barcelona,Inter/milan,milan/juventus.Isso foi uma constante na carreira de Ronaldo,Maradona,Zidane etc.Há,mais eu concordo que pelé jogou mais que o Ronaldo,quase 1200 jogos contra 517,está provado.

  17. josé

    Vou moderar,ele jogou mais que todos que eu pude acompanhar nestes mais de 60 anos,em número de jogos.A criação do mito é ideológica,a realidade é outra ,por isso ninguém lembra do Cafú e seus 14 títulos top de linha.Pelé deveria ser comparado com jogadores de sua epoca,Garrincha,Euzébio,Gerson,Phuskas etc. Ai não cometemos injustiça com ninguém.58/74.Essas avaliações deveria estabelecer a epoca da carreira dos atletas.Ha :isso ja induziu a CBF da 6 títulos brasileiros para o Santos.

  18. josé

    Dr.Osmar,boa tarde.Eu gosto de todos os jogadores brasileiros,não tem nada contra nem um deles,mais quero aqui resaltar,o Cafú é injustisado pela midia ninguém consegue 14 títulos top de linha por acaso.E isso não é lembrado por ninguém,está caindo no esquecimento.Quanto ao melhor do mundo todo dia Neto cita varios.Fez qualquer coisa ele já aponta.É o caso de Neimar,ganso etc.O senhor não acha que isso disqualifica a avaliações futuras?.

  19. coelho

    BOA TARDE DR.OSMAR, ADMIRO MUITO O SENHOR E FICO BEM MAIS INFORMADO COM SEUS COMENTÁRIOS INTELIGENTES, GOSTARIA MUITO DE CONHECÊ-LO. TAMBÉM FICO ORGULHOSO POR TORCER PELO NOSSO PODEROSO TIMÃO.

  20. wesley

    por essas e outras que nao gosto do Pelé.

    Semana passada, soube de uma entrevista que ele deu. E a respota que deu se destaque na imprensa foi: “Quem é melhor ? Cristiano Ronaldo ou Messi ? – Pelé disse que ele que ainda era o melhor. Quanta modéstia em ? tantas vezes homenageado pelo mundo. A pergunta foi clara quem é o melhor entre os dois, ninguem perguntou dele. Isso mostra tamanha humildade que tem.

    Em fim, ele nao entende muito de futebol, isso ja ficou claro em alguns comentarios que deu depois de se aposentar.

    E agora leio esse texto do Sr. … SEM PALAVRAS.

  21. Jadir

    Caro Dr. Osmar, sou corintiano apostólico romano e assim como o povo quer ver a foto do terrorista mais famoso do mundo morto, eu também tenho dúvidas se o Adriano não chegou já contundido do tornozelo ao timão. O que o Sr. acha?

  22. Gustavo Lacerda

    Dr. Osmar vc [e fera sou Corinthiano desde que nasci e assito o jogo aberto so pra ver seus comentarios .
    O senhor e um verdadeiro torcedor , um grande representante da torcida do corinthians .

  23. marcos

    dr. Osmar,parabens por defender nosso corinthians,fico muito feliz ao ouvir suas palavras no jogo aberto.O sr. consegue expor exatamente o que todo corinthiano de coraçao pensa.parabens!!!!

  24. JOAO PAULO VILAS BOAS

    dr. Osmar sou seu fã, assisto o jogo aberto todos os dias, e é a primeira vez que acesso seu blog, que tanto o neto pede para falar. parabéns é muito bom. Sou torcedor do atlético mineiro, e você como entende muito de futebol, me responda: porque será que o galo não deslancha em competição nenhuma, o que acontece?
    grande abraço!!! e que você faça sucesso sempre!

  25. marcos vitor

    olha amigo rafael santos vc não entende de futebol e ker comentar colocar ZICO TREME-TREME no patamar de ZIDANE e RIVELINO vc esta de brincadeira!!!kem foi zico???zico esta p/o futebol como marcelinho carioca,neto,reinaldo(atl.mg)bobo(bahia),fernandão(inter r.s),rogerio gayne(s.p.f.c),roberto dinamite e outros idolos dos seus clubes!!!agora RIVELINO,MARADONA,ZIDANE,FRANCESCOLI,RUMENNIGHT,MATTHÃUS,BONIÉCK,GERETS,PAOLO ROSSI E OUTROS ESTES SIM TEM MARCADO O SEU NOME NO FUTEBOL MUNDIAL!!!agora se o ZICO TREME-TREME fosse bom na copa de 82 ele desquilibrava contra a italia e olha ke ele jogou na melhor seleção ke o brasil já teve…ZICO TREME-TREME É BÃO CONTRA OS OLARIAS E NOVA ZELANDIAS DA VIDA…CERTO GAROTO!!!

  26. marcos vitor

    e no caso do DENER…rafael santos pra minha pessoa ele seria um robinho iria as copa de 98 e 02,como era pra ele ter ido em 94 mas o parreira(ele e zagalo atrasarão o nosso futebol uns 30)preferiu levar o mazinho e outros cabeça-de-bagre!!!e na final da copa de 94 ficarão enguendo bandeira do airton senna mão de pau e esquecerão de homenegear o DENER ,sacanagem esta categoria de jogador de futebol eta povo desunido.

  27. marcos vitor

    dr osmar me desculpe mas ai tem muitos cara ke postas asneira,são pessoas ke nunca vestirão uma chuteira!!!o cara ta falando do REI PELE…imagina o neguitão hoje com camisa de algodão,caneleira,chuteira de 6 cravos,uma bola com 350 gr,televisão ao vivo p/mostrar o marcador dando umas paulada nas suas perna???imagina JOSÉ pensa primeira depois vc porstas!!!!

  28. marcos vitor

    dr osmar me manda um abraço p/ mim amanhã no jogo aberto espero..marcos vitor sorocaba!!!não sou do tempo em ke o senho começou no futebol mas sei ke o primeiro clube ke o senhor trabalhou foi o bento sorocabano 1969,e o senhor levou o pai do dinei p/ o timão, o ponta nei?!?! estou certo???

  29. Moysés

    Quanto as polêmicas de quem foi melhor acho que o Zidane foi superior ao Rivelino. Ele levou a França a ser respeitada e entrar no patamar das grandes seleções. Craque tem que brilhar nos momentos decisivos, e o Zidane sempre chamou a responsabilidade nesses momentos. Gols em final de Champions League, Copa do Mundo. Isso sem contar a maestria com a qual dominava uma bola, suas assistências brilhantes.

  30. natim

    hoje entrei no seu blog. parabéns! acompanho o futebol há 40 anos.Sei pouco. Roberto Rivelino foi o maior jogador do corinthians, depois Socrátes.Essa meninada que não é santista, e não sabe nada de bola, vem com seus palpites absurdos.Zidane ganhou copa realmente, pra mim craque, em cima de beque e volante velho e ronaldo sem condição de jogo. Rivelino´,ganhou a de 70 esmagando o adversário e humilhando. Meninada vai estudar. o Elástico verdadeiro, só ele sabia dar>Zidane foi craque. Rivelino´Gênio. EM 1966, COM MEUS 13 ANOS, NA QUADRA DE PONTALINA EU DIZIA: É SÓ MARCAR O RIVELINO, O RESTO É PORCARIA..! CLARO QUE EXAGERAVA ” NATURAL DE PONTALINA, TERRA DE CRAQUE, NÃO POR CAUSA DO PAULO NUNES! DE OUTROS.Pelé foi Deus e
    Garrincha o diabo. infelismente o “Bigode jogou no time errado. o Corinthias da década de 60 comparado ao meu Santos era fraco. quem elogia mais Rivelino é o Santista, meninada fecha o bico. Reza pra gente ganhar a copa….Sò tem neimar. Infelismente não viu luiz pereira, ramos delgado, mauro , beline , DOM ELIAS FIGUEREROA ETC…..QUEM É PUNIOL, GAMARRA, BOM PRA HOJE…! RONALDO TÁ LONGE DE RIVA…. È MAIS UM GAMBÁ DANDO PALPITE ERRADO…ABRAÇOS A TDS.

  31. Valdir Dafonseca

    Dr. Osmar, como teve alguém, no blog, que, por não ter visto o Rivelino jogar, duvidou das qualidades geniais do crack conhecido como o reizinho do parque, venho, agora, dar a sugestão pra ele perguntar à Fifa ou ao Maradona a opinião deles, que não são corinthianos como eu e o senhor e viram o Rivelino em ação; pode perguntar, também, a algum jornalista esportivo carioca mais veterano que seja torcedor do Fluminense!!!

  32. Marcos Alencar

    Caro Dr. Osmar. 1º protocolar meus respeitos, 2º dizer da admiração de vê-lo efetivo nessas mesas redondas da vida, 3º um questionamento: o Sr seria técnico de futebol?

  33. Jonildo

    Dr Osmar , Pra você quem foi o Melhor jogardor da Copa do Mundo de 70? Pois assisti o Jogo da Final e vi que o Pelé ( talvez por está perto do fim da carreira) não rendeu muito , pelo nome que tem.

  34. Sergio Novaes

    Estava lendo o comentário em que o Rafael fez no dia 25 de abril, sobre a opinião do Dr Osmar com relação ao Rivelino ser melhor que o Zidane. Acho que poderiamos ficar discutindo isso a vida toda e afinal opinião é opinião, mas concordo com o Dr em relação a isso, Riva, o nosso Rivelino foi muito melhor que Zinedine Zidane, não que o Argelino naturalizado francês jogou mal, sou até fã do futebol de Zidane, talvez teria a mesma opinião do Rafael, só não tenho por um motivo, “vi o Riva jogar” e aí meu amigo a coisa fica feia pro lado do Zidane. Abraço a todos.

  35. Felipe

    Dr. Osmar, sei que minha pergunta não tem relação com sua matéria, mas, me veio isso a cabeça, e resolvi lhe perguntar :

    Com as provas que temos até agora, qual sua opinião parcial em relação ao caso Neymar ? O senhor é um ancião do futebol, lhe respeito, e gostaria de saber oque pensa sobre.
    Ficarei grato se responder. Mas já vou agradecendo aqui, um forte abraço Dr. !

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>