Dopping e anabolizantes – Perguntas frequentes | drosmar.com

Dopping e anabolizantes – Perguntas frequentes

Dopping - pílulas

O que é um anabolizante?

O termo anabolizante significa substância que faz anabolismo,isto é, crescimento. No organismo humano, a testosterona (hormônio masculino), o hormônio de crescimento e a insulina, são os anabolizantes mais potentes.

O que é testosterona?

Testosterona é o hormônio masculino fabricado pelos testículos do homem e em menor quantidade pelos ovários e glândulas supra-renais da mulher.

Quais as funções da testosterona?

Ela tem basicamente duas funções : uma chamada anabólica e outra androgênica. Pela função anabólica ela atua,principalmente, sobre as zonas de crescimento dos ossos. Além disso, ela influencia o desenvolvimento de praticamente todos os órgãos do corpo humano. Pelo lado androgênico, ela é responsável pelo desenvolvimento das características sexuais masculinas (órgãos sexuais, produção de espermatozóides, pelos, barba, voz, etc). E mais : a testosterona age também na distribuição da gordura corporal, dando a nítida diferença entre a silhueta masculina e feminina.

O que são esteróides anabólicos?

São derivados sintéticos da testosterona, que conservam propriedades anabólicas e esteróides (androgênicas). Na dependência do tipo de molécula sintetizada, alguns derivados aumentam ou diminuem as propriedades anabólicas ou as propriedades androgênicas. Por isso, recebem títulos que os diferenciam, como:

- esteróide anabólico

- esteróide androgênico

- anabolizante esteróide

- esteróide anabolizante androgênico

- esteróide androgênico anabolizante

Quantos esteróides anabólicos existem?

Aproximadamente 50. Além da testosterona , os mais conhecidos são a nandrolona, o cipionato de testosterona, o enantato de testosterona, o propionato de testosterona, a bolasterona, a oxandrolona, a metenelona, a metiltestosterona, o isocaproato de testosterona, o decanoato de testosterona, o estanozolol, dentre outros.

Qual a produção diária de testosterona?

No homem são produzidos 10 mg/dia e na mulher de 0,25 a 1mg/dia. Sua excreção é feita pelas fezes e pela urina. No fígado ela sofre uma série de reações químicas e no final de sua ação formam-se produtos chamados metabólitos que estão sempre em alta concentração na bile e nos intestinos. Após os 50 anos de idade, essa produção vai sendo diminuída . O decréscimo de produção é mais acentuado em pessoas portadoras de determinadas doenças, principalmente a DPOC – Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica.

Quais as indicações clínicas dos esteróides anabólicos?

Várias patologias respondem bem ao uso de esteróides anabólicos. As principais são :

- deficiência hormonal da testosterona

- desnutrição

- câncer de mama

- anemia aplástica

- osteoporose

- impotência sexual(por insuficiência testicular)

- retardo pubertário masculino

- eunuquismo(castração)

- climatério masculino

Suas contra-indicações absolutas são:

-carcinoma de próstata

-gravidez

-câncer mamário masculino

Quais as vias de administração dos esteróides anabólicos?

A mais comum é a injetável. Existem produtos orais, cujos efeitos colaterais são piores na superdosagem , principalmente os efeitos hepáticos, porque a droga passa pelo fígado duas vezes, uma na digestão e outra na metabolização.

Quanto tempo dura a ação de um esteróide anabólico?

A ação inicia-se nas primeiras 24 horas e em alguns produtos encontra seu pico máximo em 14 dias. Sua atuação dura de 2 a 4 semanas. Sempre na dependência da droga usada e de sua dose.

Qual médico deve ser usado para um tratamento com esteróides?

Teoricamente, os endocrinologistas têm mais conhecimento do assunto, principalmente aqueles mais dedicados aos distúrbios do crescimento corporal e do desenvolvimento genital. Muitos clínicos gerais estão atualizados na indicação desses produtos. Os ginecologistas atuam mais nos casos de osteoporose e os mastologistas e oncologistas nos casos de câncer de mama. Ultimamente, os geriatras fazem muitas indicações de anabolizantes para os casos de climatério masculino. Por causa da dopagem esportiva, muitos especialistas em medicina esportiva, conhecem bem o uso dessas substâncias.

Os anabolizantes devem sempre ser usados com acompanhamento médico?

Sempre. Cabe ao médico a perfeita indicação do uso da testosterona e seus derivados, bem como o acompanhamento clínico e laboratorial durante todo o tempo de uso. Só o médico pode fazer adaptações das doses e surpreender qualquer efeito indesejável ou de superdosagem.

Quando surgem os efeitos colaterais do uso abusivo dos esteróides?

Depende de vários fatores:

- Do poder androgênico da droga utilizada.

- Da dosagem

- Do período de uso

- Do ciclo utilizado (crescente, decrescente, em pirâmide, etc).

O uso abusivo quase sempre é observado em atletas de competição e em esportistas de academias que fazem uso dos anabolizantes para aumentar a massa muscular.

O que é dopping?

Dopping, ou mais propriamente dopagem é o uso de qualquer substância proibida pela regulamentação esportiva, usada com a finalidade de aumentar artificialmente o desempenho físico e/ou mental. Incluem-se na definição, alguns métodos proibidos, como a dopagem sanguínea (autohemotransfusão) e a manipulação enganosa das amostras do material coletado.

Por que os atletas usam esteróides anabólicos em altas doses?

Principalmente para o desenvolvimento de massa muscular, força e potência. Com isso, chega-se mais fácil às vitórias e aos recordes. Mas, infelizmente eles exageram nas doses e costumam usar esteróides anabólicos muito potentes aumentando consideravelmente o risco do surgimento dos efeitos colaterais que vão desde a simples acne até a morte.

Como um anabolizante aumenta a massa muscular?

Ele aumenta a fabricação de proteínas musculares, principalmente actina e miosina que são responsáveis pela contração dos músculos ; além disso ele bloqueia o efeito destruidor de músculos após o exercício. Como os anabolizantes em altas doses costumam desenvolver um certo grau de agressividade, isso permite mais disposição para aumento de cargas e repetições nos treinamentos.

A automedicação com anabolizantes é perigosa ?

A automedicação é sempre perigosa e irresponsável. Principalmente em se tratando de anabolizantes. Os próprios médicos reconhecem a dificuldade das prescrições de esteróides anabólicos, pelos diagnósticos difíceis, pela variação das opções de receita, pela multiplicidade de ação dos inúmeros anabolizantes e principalmente, pelo controle clínico e laboratorial do paciente durante o tratamento. Imagine-se então, quando existe a automedicação os graves riscos que se corre.

A venda de anabolizantes em farmácia é controlada ?

A legislação obriga que o médico faça a receita desses produtos em duas vias (uma via em papel carbono) carimbadas com o nome e o CRM do emitente. A segunda-via fica retida na farmácia.

Já ocorreram mortes em atletas por uso exagerado de anabolizantes ?

Sim. As primeiras relatadas ocorreram em 1984. Já é incontável o número dessas mortes. A primeira descrita, foi por câncer hepático, em Daniel Barouchi, fisiculturista de competição, americano. Desde então, vários casos têm acontecido, a maioria deles por complicações cardíacas induzidas por superdosagem.

Qual a diferença entre testosterona e nandrolona ?

A nandrolona é um derivado sintético da testosterona, que é mais anabólica, menos androgênica, sem hepatotoxidade e com mínimos efeitos colaterais em doses abusivas. Com essas características, a nandrolona atua muito no aumento da massa muscular e é preferida pelos atletas que abusam das doses porque ela é pouco androgênica, isto é, não atua muito na esfera sexual o que reduz os efeitos colaterais mais indesejáveis pelos esportistas. A prescrição médica nos casos indicados, também privilegia a nandrolona, por esses mesmos motivos.

Existe risco de câncer hepático com a testosterona ? E com a nandrolona ?

A hepatotoxidade da testosterona é alta daí poder surgir (geralmente na superdosagem) o câncer hepático. Com a nandrolona, mesmo em doses maiores, o risco dessa patologia é bem reduzido.

Quais as variáveis para os efeitos anabólicos do uso de anabolizantes em atletas ?

Nem todos os esportistas que usam anabolizantes (geralmente por automedicação) apresentam o mesmo resultado na desenvolvimento e aumento da massa muscular. O organismo apresenta receptores específicos para a testosterona e seus derivados, como aliás acontece com qualquer substância endógena ou exógena. Se os receptores de uma pessoa têm pouca afinidade pelos anabolizantes, mesmo em altas doses, o efeito esperado na massa muscular é pequeno.

Além disso, existem outros fatores :

- tipo de esteróide usado

- duração do ciclo (uso)

- estado emocional antes e durante o ciclo

- intensidade do treinamento

- dieta alimentar, principalmente hiperproteica

- uso concomitante de outros hormônios

- uso concomitante de suplementos proteicos

- volume de líquido ingerido durante o ciclo.

Durante a superdosagem, continua a produção natural de testosterona ?

Quando os receptores proteicos reconhecem a presença no sangue do esteróide artificial, a produção endógena, natural, da testosterona cai muito e pode chegar a zero, principalmente com uso de derivados de altos efeitos androgênicos. Quando o ciclo é interrompido, a produção se retoma, Mas é variável o tempo em que isso ocorre e nem sempre a intensidade dessa retomada chega aos 100%. É por isso que os atletas têm medo de suspender abruptamente os ciclos : pela diminuição das taxas de testosterona natural que tem graves efeitos.

Os efeitos dos anabolizantes são iguais nos homens e nas mulheres ?

Teoricamente, não. Os efeitos são maiores nas mulheres e nas crianças porque têm níveis de andrógenos mais baixos que o homem.

O que é uso abusivo de anabolizante ?

O receituário médico e as dosagens corretas de qualquer esteróide anabólico obedece parâmetros bem definidos pela experiência clínica baseada em pesquisas científicas. Além disso, os médicos vão alterando as doses no decorrer do tratamento com base na resposta clínica e no controle laboratorial.

Qualquer dosagem acima disso já deve ser considerada um abuso aumentando os riscos de efeitos colaterais. Por dosagem, deve-se entender não só a concentração da substância em cada ampola, mas principalmente o intervalo entre as tomadas e o tempo de uso.

Quais os aconselhamentos médicos para os pacientes em tratamento com anabolizantes ?

O mais importante é seguir corretamente o que está prescrito na receita. Depois, informar ao médico qualquer sintoma ou sinal que o paciente perceba durante o tratamento. Por fim, visitar o médico com a periodicidade que ele indicar para reavaliação do caso e realização dos exames laboratoriais de controle.

Quais os exames laboratoriais que os médicos solicitam?

A “bateria”de exames varia muito de caso a caso, principalmente em função do diagnóstico que motivou a receita. Mas existe um grupo de exames que os médicos solicitam de rotina , principalmente para surpreender o início de efeitos colaterais : determinação da densidade óssea, dosagem de hemoglobina, albumina, creatina, fosfatase alcalina, dosagem de cálcio e fósforo no sangue, colesterol ( principalmente o HDL, o bom coleterol), transaminases (enzimas hepáticas) e glicemia( principalmente nos diabéticos).

Por que alguns atletas tomam dois anabolizantes ?

Os receptores químicos que aceitam a presença de anabolizantes podem ter grande afinidade por um derivado de testosterona e pouca afinidade por um outro derivado. Mas, isto não se pode saber antecipadamente. Como esses atletas não querem correr riscos de usar um anabolizante que faça pouco efeito, acabam usando mais que um anabolizante e com isso aumentam os riscos de efeitos colaterais.

O risco do uso abusivo é maior em alguns atletas do que em outros ?

Sim. O risco é maior naqueles que têm antecedentes familiares de pressão alta, câncer e problemas cardíacos.

Os efeitos colaterais surgem logo nas primeiras aplicações ?

Esse surgimento é muito variável. Alguns efeitos podem surgir durante o ciclo de uso do anabolizante e outros podem surgir após o uso, as vezes, até bem mais tarde. Muitos efeitos bem tardios ( às vezes, mais de 10 anos), surgem por causa da taxa baixa de testosterona natural.

A hipertrofia muscular tem um limite ?

Tem. Mesmo que os receptores químicos aceitem bem a molécula de um anabolizante e faça aumento da massa muscular, há um ponto em que esses receptores ficam saturados e aí não aceitam mais o anabolizante. O efeito de aumento da massa muscular estaciona nesse momento.

Existe algum esteróide anabólico que só aumenta a massa muscular ?

Não. Os atletas estão sempre buscando essa mágica, porque querem ficar fortes e não correr riscos na esfera sexual. Por mais que se tente produzir um derivado de testosterona que seja só anabólico, isso tem sido impossível. Existem anabolizantes, como é o caso da nandrolona, em que os efeitos androgênicos estão muito atenuados, mas ainda não existe um esteróide que seja 100% anabólico.

Quais os efeitos colaterais da superdosagem, comuns no homem e na mulher ?

A relação de efeitos colaterais indesejáveis é muito extensa. É impossível que todos esses efeitos aconteçam numa mesma pessoa. Tudo fica na dependência do anabolizante usado, do tempo de uso , da dosagem utilizada e principalmente, da suscetibilidade individual. Os mais comuns são :

- acne

- aumento dos níveis do LDL colesterol (o colesterol ruim)

- diminuição dos níveis do HDL colesterol ( o bom colesterol)

- edema (retenção de água nos tecidos)

- arritmia cardíaca

- aumento do risco de doença coronariana (mais com os EAA orais)

- hepatite peleiótica (cistos de sanguen na fígado)(mais com os orais)

- tumores hepáticos (mais com os orais)

- calvície

- aumento da sudorese (principalmente nos pés)

- amarelecimento da pele e dos olhos

- dores no estômago

- dores ósseas

- sensação de fadiga

- cefaléia intensa

- aumento da pressão arterial

- maior probabilidade de cálculos renais

- maior incidência de lesões nos ligamentos e tendões

- insônia

- cãimbras

- náuseas e vômitos

- língua muito sensível (irreversível na mulher)

- hálito insuportável

- agressividade (irreversível)

- edemas

- hemorragias abdominais

- urina escura

- morte

Quais os efeitos colaterais próprios dos homens ?

- alargamento do pênis

- depois, atrofia do pênis

- atrofia de testículos

- ginecomastia (muitas vezes irreversível)

- necessidade freqüente de urinar

- diminuição da produção de espermatozóides

- perda dos pelos

- afinamento da voz

- ereções freqüentes e contínuas

- aumento da próstata

- esterilidade

Quais os efeitos colaterais próprios das mulheres ?

- alargamento do clitóris

- diminuição da produção de estrógenos e progesterona

- inibição da ovulação

- alterações do ciclo menstrual

- amenorréia (suspensão temporária da menstruação)

- aumento inicial da libido

- pele oleosa

- crescimento dos pelos

- surgimento de pelos em locais não comuns

- rouquidão

- engrossamento da voz

- comportamento masculinizado

- danos irreversíveis ao feto

- esterilidade

 

<< voltar para Dopping

104 pensamentos sobre “Dopping e anabolizantes – Perguntas frequentes

  1. Rodrigo

    Dr. Osmar, tenho 29 anos e esta é a quinta vez que utilizo anabolizantes. Fiz três “ciclos” quando tinha cerca de 20 anos, todos com intervalo de um ano entre eles. Fiquei 8 anos sem usar e, ano passada fiz um com durateston (16amp) e Estanozolol (100 comps). Iniciei um este ano com Deposteron (12 amp) + Boldenona (10ml ou 500mg) + Stanozolol (200comp) durante 8 semanas. Tenho um avô que teve câncer de próstata aos 73 anos. Fiz todos os exames possíveis antes de começar e estava tudo perfeito. Minha questão é se esses esteroides podem fazer aparecer um câncer de próstata ou se eles só desenvolvem o já existente? Ou ainda, se na minha idade posso ficar despreocupado com esse efeito colateral nas doses mencionadas? Obrigado.

  2. Ingrid Pamelli

    Oi meu nome é Ingrid Pamelli, sou atleta do salto com vara e estou pensando em tomar anabolizante winstrol ou dianabol, queria saber se eu tomar posso ser pegada no doping e quanto tempo demora pra sair do corpo e também como deve ser administrado o anabolizante sem risco.

      1. João

        Caro Dr. Osmar,

        Tenho 31 anos e estou fazendo uso de testosterona a 7 semanas com duas aplicacões por semana de 2 ml cada. Fui convocado para concurso e tenho que fazer os exames médico, não peguei a relação de exames ainda, mas já estou preocupado. Meus exames ficarão alterados baseado na disagem e tempo que fiz uso.? Quanto tempo essas alterações (se existirem) pode ser revertidas? Existe algum medicamento que posso tomar para diminuir algum possível efeito no fígado?

        Obrigado

  3. Rosângelaa Sousaa

    Olá bom dia.
    Tomei anabolizante e percebi que o meu ciclo menstrual teve alteração e minha menstruação tá só apontado e não desse direito como deveria e o pouco que desse é com uma cor muito escura (preta). Gostaria de saber se isso é consequência do anabolizante que tomei?
    Obrigada!

  4. João Fernando

    Dr. Osmar, tenho 26 anos e estou malhando a 53 dias.
    Neste período tomei DECA, HEMOGENIM E DIANABOL. Com isso ganhei 9kg
    Mas já sinto vontade de parar, por dores no fígado e boca amarga.
    Como devo fazer para, suspender o uso sem que traga mais complicações e não me faça perder o que ganhei?

  5. Camile

    Tomei uma injeção de deca, porém não quero continuar com as aplicações. Quanto tempo a droga ficará no meu organismo? Com uma aplicação vou ter os efeitos colaterais?

  6. mara

    tomei deca , varias vezes , e desde que tomei minha menstruaçao nao vem mais da maneira normal ou em meses nem chega a descer , somente um pingo de um muco escuro , nao estou tomando anti concepcional por nao saber quando tomar , haja que meu ciclo esta todo errado … gostaria de saber se ha risco de gravidez , se nao ha menstruaçao , esta havendo ovulaçao ? quanto tempo ira demorar p voltar ao normal ?

  7. João Lopes

    Boa Tarde Dr.
    Durante um bom tempo usei esteroides e fiz inúmeros ciclos de vários tipos de esteroides como por exemplo Deca Sustenon trembolona equipose entre outros.bem a pouco tempo iniciei outro ciclo em inicio de julho tendo terminado o ciclo nomeadamente em novembro do ano passado, no inicio deste ano efetuei vários exames médicos entre os quais um espermograma o qual me deu como resultado azoospermia parcial.Após este resultado desloquei-me a um medico a resposta foi não a solução possível para repor tudo na normalidade mas no entanto eu tenho conhecimento de casos em que através do uso de pregnyl e dufine voltaram a sua produção normal.gostaria de saber a sua opiniao a cerca desta medicação e se realmente é possivel efectuar o retrocesso.

  8. Thallita

    Olá Dr. Osmar estou tomando stanazolol comprimidos não senti nenhum efeito colateral mais grave só a voz mais grossa ronquidão e um pouco de acne e aumento do clítoris pois ficou mais inchado gostaria de saber se quando eu parar de tomar esses efeitos somem ou são irreversíveis?
    obs: tomei 2 comprimidos 10 mg todos os dias no primeiro vidro…estou no segundo tomando 4 comp. de 10 mg seg a sex e 2 comp. sab e dom.
    desde já obrigada!

  9. Luiz

    Ola Dr Osmar…

    estou trabalhando com meus alunos sobre os Esteróides Anabolizantes.. encontrei sua pagina por acaso e gostei muito… texto de fácil compreensão e direto ao ponto… Parabéns pela iniciativa…

    Saudações Palestrinas…

  10. Gisa

    Olá Dr. Osmar,
    Fiz o uso de Termogênico (cafeina e cromo) por 6 meses e também de BCAA, Glutamina e Whey por 1 ano, agora estou com a testosterona aumentada conforme exames de sangue e minha menstruação parou. É possível que seja efeito do que tomei?? Nunca tomei nada além desses citados, já faz 1 ano que parei de tomar todos os suplementos, Faço academia há 2 anos, todos os dias.

    Grata
    Gisa

  11. Pedro D

    Dr Osmar e possível ser um atleta campeão olímpico sem o uso de tais substancias? Vejo recordes e desempenhos cada vez mais difíceis de se alcançar, tenho minhas duvidas sobre todos os atletas de ponta atuais.

  12. Fernando

    bom dia Dr Osmar,tenho 42 anos e estou no ciclismo a 2 anos e gostaria de tomar alguma coisa que me de um ganho significativo nos pedais,testosterona ajudaria?ou qual vc poderia me indicar?desde ja grato pela atenção e pelo seu blog.

  13. eduardo cardoso

    dr. Osmar, tenho uma dificuldade grande para ter o ganho de massa, ja tomei de tudo e to fazendo o curso de ed. fisica so para ter o maior conhecimento e me ajudar, Qual o suplemento ou testosterona (que nao de muito problema) que vc me indica pra tar tomando.

  14. Bridah

    olá, tenho muito medo dessas drogas e os dois lados de minha familia tem um historico de saude ruim constando cancer e etc…

    Ha alguma forma de conseguir massa magra além da alimentação, treino e suplementação comum… algum medicamento liberado pela anvisa?

  15. Socorro

    Oláaa! tenho 21 anos, sou magriinha , queriaa ficar um pouco mais turbinadiinha com o uso do testosterona vou obiter um bom resultadoo? quanto tempo pra ficar com um corpinho legal? …. ee verdade que da muito peloo engrassa a voz e o clitoris crescer???

  16. wallace

    Dr . Osmar fiz o uso de anabolizante durante 8 semanas usei propionato de testo e stan passei em um concurso fiz os exames deu pressao alta, metabolismo acelerado e tenho certeza que deu um almento de testo no exame de sangue . Vou entrar com recurso depois de quanto tempo mais ou menos nao terei mais a pressao batendo alta , metabolismo acelerado e a testo nao mais acusar no sangue novamente ?

  17. Nágila Lima

    Dr. Osmar, meu nome é Nágila, tenho 24 anos, a dois meses atrás fiz uso de anabolizante injetável, os mesmos foram, stananzolol, Nandrolona e Decanoato de testosterona, foram 9 aplicações, aplicava de três em três dias, contendo 20mg de cada produto por aplicação, fiz uso de tudo isso enganada, meu personal disse que tudo oq estava usando em mim era a base de estrogênio e não de testosterona, tanto é q ele me passou os nomes todos trocados e não do que realmente estava usando em mim, fui ingênua e acreditei e fiz. Só q o q eu mais temia aconteceu, sou cantora e minha voz está rouca e grossa a dois meses não consigo cantar nada, tô parada! Consultei com Otorrino e com a fono na qual estou fazendo tratamento até hoje, e o otorrino fez uma laringoscopia e ele disse q o produto não lesionou as pregas vocais, nem engrossou, e ele me garantiu que minha voz vai voltar ao normal quando esses efeitos passarem. Mas to com medo, pq conheço mulheres q já usaram e a voz delas mudaram e nunca mais voltou ao normal. Por favor, me orienta sobre isso, tô desesperada, minha voz era meu bem maior, o senhor acha que depois que esses venenos saírem do meu corpo minha voz volta ao normal? e quanto tempo eles podem ficar no organismo? Obrigada, aguardo resposta.

  18. Renata

    Dr. queria fazer uma perguntar fiz uso de um ciclo de stananzolol e nao pretendo mais usa .. minha voz esta roca e meu clitoris aumento … queria saber se com o tempo volta ao normal … fiz uso apenas um ciclo 15 aplicacoes .. sendo 1 vez a cada 2 dias na semana … obrigada !

  19. Mel

    Dr, tomei oxandrolona por 28 dias, 10mg, comprimido. Minha menstruação tinha que vir no dia 04 e nem sinal até agora. A dosagem é baixa, pode ter inibido a menstruação ou desrregulado? Não uso preservativo pois sou casada, faço tabela pq ela sempre veio certinha… Posso estar gravida? Obrigada.

  20. Nathalia

    Dr, fiz uso do stanozolol (7,5mg) com oxandrolona (também 7,5 mg) por meio de comprimido sublingual. o endocrinologista receitou 60 comprimidos, e eu deveria tomar 2 por dia, totalizando 1 mês (30 dias). Comecei a usar quase que junto com o inicio da nova cartela de anticoncepcional (que uso há anos). Acontece que nao fui orientada pelo endocrinologista sobre os efeitos colaterais e nem dos riscos que correia tomando o anabolizante junto com o anticoncepcional. Sendo assim, meu anticoncepcional acabou no domingo passado (02/03) e eu tava esperando, como de costume, que minha menstruacao chegaria na quinta-feira (06/03). No dia seguinte, sexta dia 07/03, eu ja preocupada com o atraso, parei de tomar o anabolizante (faltando 6 comprimidos ainda) fui pesquisar na internet e vi em alguns sites falando que o anabolizante cortava o efeito do anticoncepcional. Fiz o teste de farmacia e deu negativo. Acontece que hoje é domingo (09/03) e nada da menstruacao descer. É verdade que o anabolizante corta o efeito do anticoncepcional? Corro o risco de ter engravidado? Quanto tempo demora aproximadamente para a minha menstruacao descer e se regularizar?

    Obrigada desde já

    (mandei a mesma pergunta pois fiquei na duvida se a primeira tinha ido, essa ta mais detalhada)

      1. Nathalia

        Risco grande? E quanto tempo demora pra menstruação descer depois de para de tomar o anabolizante?

  21. veronica

    Dr, Boa tarde!
    ja ,treino algum tempo , to interessada no stano , tenho 38 anos , porem gostaria de saber se eu quiser engravidar eu poderei ? ou vai atrapalhar , quero fazer um ciclo de 30 dias.

  22. Léa

    Boa noite Dr,

    Fiz uso de Oxandrolona 12mg dia sublingual dividivos em 3mg cada 4x ao dia – Foi indicado por nutricionista para o aumento de massa magra e definição. Era pra ser um ciclo de 6 semanas porém somente usei por 2 pois estava ficando muito inchada mesmo com dieta restrita de calorias e muito exercício aeróbio mais treinos diários. Interrompi o ciclo por causa do inchaço/aumentei 6kg em 2 semanas. Consegui perder peso que retive com o uso porém ainda estou inchada no rosto, pode ser alguma reação alérgica e há como conter? Ou será retenção hídrica mesmo? Estou tomando Neosemid para ajudar a elimar os fluídos e muita dieta e aerobico, porém o rosto incha e eu sinto inchar. Isso já faz um mês que parei.

    Sua ajuda por favor. Grata!

  23. Alberto

    Dr., os SARMS (Selective androgen receptor modulator) também são considerados esteróides?Será que eles podem ter efeitos prejudiciais para o fígado?
    Obrigado!

  24. arthur

    olá dr. osmar
    Bem Tenho 18 anos , 1 ano de musculação, já tomei varios tipos de suplementos, quero seriamente fazer meu primeiro ciclo com DECA+DURA , será q estou novo demais pra fazer ciclos de anabolizantes? oq é melhor na tpc(terapia pós ciclo) ? obg!

  25. Mariana Clerici

    Olá Dr. Osmar
    Estou ciclando pela primeira vez com Oxandrolona (20mg) e desde o inicio do ciclo parei de tomar anticoncepcional, pois fui aconselhada a parar e ouvi dizer que quando está ciclando a menstruação não vem, porém a minha veio normal e agora após 2 semanas está começando a descer de novo. Volto a tomar o anti? Qual o problema da combinaçao Oxan x Anticoncepcional?
    É norma descer desregulado assim mesmo?

  26. daniela Gomes

    Olá boa noite
    Eu fiz um ciclo com trembolona e stanozolol e minha menstruação não veio mais isso ocorreu devido ao uso desses anabolizantes ….

  27. Sharon

    Bom dia doutor, eu sou a Sharon e tenho 21 anos, tomei uma injecao de Nandrolona a uma semana, de 10 mg, tenho de terminar as 3 ampolas, e nada mais, sendo que o intervalo sera de 7 dias. mas estou com muita dor de cabeca e febres, sera que é efeito da injeção? Devo parar? Se eu terminar as 3 quanto tempo depois poderei voltar a engravidar? obrigada.

  28. camila

    Dr.

    Existe alguma coisa a fazer para que a voz afine um pouco ou algum remedio que possa tomar durante o ciclo para que minimize este colateral.
    Terminei ciclo de sta e oxan a mais de 1 ano e minha voz continua grossa nao voltou ao normal, oq posso fazer para que ela afine um pouco?

      1. camila

        eu sei, nao vou tomar mais.. So quero saber se existe algo que eu possa fazer para minha voz voltar ao normal, pq ela ta mto grossa.

  29. Tatiane

    Boa noite tomei 3 aplicações de deca, saiu um monte de bolinhas tipo espinhas nas minhas costas para baixo do pescoço e minha menstruação não veio ainda, sera que corro o risco de não menstruar mais ou por ter sido 3 aplicações é só ate sair do organismo? Obs: parei o ciclo não vou tomar mais

  30. Camila

    Ola Doutor ! a 1 mes atraz fiz uso de decaland depot administrei 1 dose de meia ml durante 4 semanas era toda quarta feira….resolvi parar de tomar pois minha voz começou a sofrer alteraçoes entao parei ! desde entao minha mestruaçao era pra ter vindo dia 5 desse mes mas ate agora nada ! Acredito que seja pelo uso da droga ! Mais a minha mestruaçao ira voltar ao normal ?????????? ira descer denovo ?????? como so fiz uso de 4 doses meu organismo vai demorar pra regularizar e limpar tudo isso ?

  31. Tamara

    Bom dia Dr Osmar, sou a Tamara e sou contra o uso de anabolizantes, sei q podem matar, minha duvida é a seguinte, se eu usar vitaminas em via rectal e oleo de cozinha, eu consigo ganhar gordura no bumbum pra aumentar? Pois é o q desejo. Obrigada

  32. Joyce

    Boa doutor, tomei 3 injeçoes de deca com pausa de 2 semanas a cada 1, ja nao tomarei mais. sera q vai aumentar meus gluteos mesmo q eu nao fazer exercicios?

  33. Bela

    Dr. Osma,
    Preciso que vc me ajude tirando asinha duvidas, tomei uma amplo equiforte de 50ml, e vou ter que fazer uma cirurgia a dois meses, será que corre risco de morte por conta do homormino ? Pois poderá causa a minha aumento de coagulação né, ou ritimia? Será que vai ser descoberto do meu exames que tomei isso…
    Pñ vou mais tomar isso ñ, foi a 1 e a ultima.

  34. Morgana

    Dr. Usei anabolizante e estou com a voz roca e esta ficando grosa também, ela vai volta ao normal? Quanto tempo? Tenho que tomar algum remédio. Os efeitoa colaterais que ela causa volta ao normal depois ? ajuda por favor

  35. natalia

    Fiz um ciclo de stanozolol no final de 2012 e em janeiro deste ano um ciclo com oxandrolona 30 mg ao dia, agora estou tentando engravidar, minha mesntruação nunca parou devido ao uso dos anabolizantes, sempre veio normalmente, desde o carnaval que terminei o ciclo estou tentando engravidar, terei dificuldade?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>