COM BARREIRA OU SEM BARREIRA | drosmar.com

COM BARREIRA OU SEM BARREIRA

   Depois daquele gol de falta do Rogério Ceni no Corinthians, falei na TV : ” Júlio Cesar, tira a barreira”. Falei isso porque acho que jogadores que não tem potência no chute e só batem bola bem colocada, como é o caso do Rogério, a não formação de barreira, tira o referencial do chute. Não digo que não pode marcar, mas diminui a chance.  Nunca me esqueço de Gilmar ( na época o maior goleiro do Brasil), pedir para que não se formasse barreira num jogo no Pacaembu contra o Palmeiras que tinha Jair da Rosa Pinto como o maior batedor de faltas da época. O Jair buscou só o petardo ( e como chutava forte) e não a colocação da bola. Ela acabou indo no meio do gol e a defesa foi fácil.

  Tudo bem. Não sou o dono da verdade. Foi só uma dica de observação. Mas ontem a noite no Terceiro Tempo, o Rogério me disse : ” Eu estava assistindo ao programa quando você disse que o Júlio deveria ter tirado a barreira, mas se ele fizesse isso, nós iriamos fazer uma barreira só de jogadores do São Paulo”.

   Está aí, uma das coisas que eu mais gosto no futebol. Esse tipo de discussão que permite idéias, discussões, opiniões. Antes de tudo, agradeço ao Rogério pela audiência. E mais uma vez o cumprimento, não só pelo jogador que é , mas pela atenção e educação que ele devota às coisas da bola.

   Espero ter hoje ou nos próximos dias um espaço no Jogo Aberto para discutir mais esse tema. De qualquer forma, ficou claro para mim, que a barreira para ele é uma referência. Mas vamos fazer suposições. Ele formaria a barreira então com seu próprio time. É uma bela idéia. Mas suponhamos que o adversário se colocasse todo antes da barreira, respeitando cada um os 9,15m. Desta forma, toda a barreira estaria  em posição de impedimento ? Teoricamente não, desde que nenhum jogador dessa barreira se movesse , ficando como estátua na hora da cobrança. Mas se um deles se abaixasse, por exemplo, estaria participando do lance e portanto impedido ? Creio que sim e espero que os meus amigos árbitros me ajudem nessa interpretação. Mas a discussão está aberta.

   E mais: mantido essse posicionamento que falei, se a cobrança fosse na trave e voltasse, qualquer jogador da barreira estaria impedido e portanto não poderia participar do lance . Certo ? Creio que sim.

   E por fim : o goleiro cobra  a falta, 5 estão na barreira, portano só sobram outros 5 para jogar. Se o goleiro defende, a chance de contra-ataque é muito grande. E a chance de gol é bem grande, certo ? Pergunta-se : será que nesse caso específico, o São Paulo teria mesmo formado uma barreira com seus próprios jogadores ? Será que o Carpegiane iria permitir ? Será que algum técnico deixaria ? Será que o técnico adversário, conseguiria dispor seus jogadores no lugar que eu imaginei ?

   O assunto está na mesa ! Divirtam-se…

Posts relacionados

Passe a Bola

339 pensamentos sobre “COM BARREIRA OU SEM BARREIRA

  1. Roniel Ramos

    Eu acho que o rogério Ceni é um bom goleiro,mais ficar alimentando essa rivalidade entre corinthians e são paulo não ta com nada ,se´ra que ele não percebe que essas provocações só causam mais violência nos estadios,e ainda não sei o porque que esses bambís em vez de cuidar da sua vida ficam só lembrando do Timão em tudo o que eles fazem…

  2. Eduardo

    a opcao de tirar a barreira me lembra um gol tomado pelo zetti contra o flamengo.

    em minha opiniao, nenhum goleiro e doido de tirar a barreira em chutes proximos a area.

  3. Susca

    Dr,quando é que esse bando de analfabetos vai escrever o nome do nosso time certo?Não é CURINTIA,mas CORINTHIANS….Depois dizem que nós somos marginais,sem estudo,burros,favelados,etc…Dou de mil a zero em questão de cultura e conhecimento em qualquer um desses analfabetos metidos a besta.

  4. rony

    dr boa tarde, a respeito das garantias exigidas para a construçao do estadio, o corinthians nao poderia colar a disposiçao as cotas acertadas com a rede globo,e a sr sabe me dizer qtos gols o rogerio ceni tem sofrido em sua carreira , pois so aparecem na tv e nos sits os feitos. obrigado

  5. Luiz Henriqu Pereira

    pra um doto vc é disprovio de inteligencia!!!!!quem disse q a barreira tem q ter 5 jogadores!? para referencia basta um no maximo dois!!!!!!!!!!!!

  6. Antonio

    Ronaldo, meu eterno ídolo e goleiro!
    Cansei de defender bola e gritar”RONALDOOOOO”
    Uma pena o Luxemburgo ter passado pelo Corinthians e ter acabado com a carreira do nosso goleiro de uma forma tão ofuscada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>